Cachorro-quente da Tia

Eny, dona do Cachorro-quente da Tia, iniciou seu negócio em uma carrocinha, passou para um food truck, sendo um dos pioneiros neste sistema, e, após muito sucesso, abriu uma loja física

24/05/2016

Cachorro-quente da Tia

Com sua simpatia e molho especial, Eny Matos, reconhecida como a famosa “Tia” do cachorro-quente, conquistou notório sucesso em seu negócio na zona oeste do Rio de Janeiro, criado no início dos anos 80. A iniciativa de vender o produto veio do seu marido, sargento da PM, que precisava aumentar a renda da casa. O pequeno negócio não estava indo bem e, para contornar a situação, a Tia, mãe de três filhos, entrou em cena. Trabalhando sem parar, o lucro começou a aparecer e conseguiram comprar uma Kombi para facilitar as vendas. Desde então, até nas férias escolares das crianças o trabalho continuava e a Kombi chegou até a viajar para Minas Gerais, fazendo paradas obrigatórias em Poços de Caldas e São Lourenço.

Com o negócio crescendo, a Tia decidiu colocar mais uma pessoa no negócio. Ela contratou o assistente Ronaldo Pereira, 34 anos, que tinha a função de preparar o delicioso sanduíche exatamente do jeito dela. Mesmo assim, ela não abriu mão de uma coisa: a receita secreta do molho, desenvolvido em 2000 e que se tornou sua marca, continua sendo feita por ela e guardada a sete chaves. O ritmo acelerado de trabalho aumentava a cada dia e, assim, a Tia precisou não se dedicar tanto ao negócio. Foi no ano de 1998 que o seu filho do meio, Hugo Matos, assumiu a responsabilidade de fazer o empreendimento da família crescer ainda mais. Hoje comanda mais de 20 funcionários, treinados para manter a tradição de produção e atendimento que se tornaram marcas na região.

 

Crescimento

O Cachorro-quente que recebeu fama através de um quiosque montado na Praça Professora Camisão, na Freguesia, no Rio de Janeiro, ganhou sua primeira loja na Taquara, em Jacarepaguá, na mesma cidade. Ao todo, a empresa vende 13 mil unidades ao mês. Os cachorros quentes são oferecidos com diversas opções de acompanhamento como cebola, tomate, maionese, ketchup, mostarda, queijo ralado e batata palha, com preços que variam de R$ 5 a R$ 7,50.

 

 

Atendimento especial

Apesar de Hugo dedicar a maior parte do tempo às vendas, a Tia sempre se manteve presente, conquistando muitos clientes com sua simpatia. Um grande diferencial era o cachorro-quente personalizado: a Tia memorizava o gosto e ingredientes preferidos de cada cliente e, cada vez que retornavam para fazer um lanche, ela nem sequer perguntava como deveria ser preparado. Em 2014, a principal conquista foi a abertura da primeira loja, que veio acompanhada do lançamento sabor “Frango” e do brownie como sobremesa. Focada na satisfação dos clientes, a empresa familiar realiza pesquisas periódicas e treinamento com os funcionários. “Para conquistar o sucesso, é preciso prestar atenção no que está fazendo, ter vontade de trabalhar e se preocupar em servir os clientes muito bem. Esqueça os problemas e foque 100% no trabalho”, ensina a Tia para todos que pretendem crescer a partir de um pequeno negócio.

 

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